Destruição das Espécies



Ainda não sabemos com exatidão quantas espécies existem na Terra, mas a estimativa é de cerca de 30 milhões, das quais apenas 1,4 milhão já foram catalogadas. O mais grave é que se continuarem os atuais padrões de desmatamento e destruição de habitats, logo estaremos eliminando espécies mais rápido do que podemos registrá-las.

No Brasil, a perda de espécies é quase 10.000 vezes maior do que antes da intervenção do homem. Se prosseguirmos neste ritmo, daqui a menos de 100 anos poderá restar apenas a metade de todas as espécies tropicais. Além de animais, plantas como orquídeas, ainda desconhecidas são alvo da depredação, principalmente na Amazônia Brasileira. Peixes ornamentais de rara beleza, raízes e plantas são extraídos ilegalmente da Natureza e muitas vezes contrabandeados ilegalmente para o exterior. O problema é tão grave que laboratórios de pesquisas do exterior, registram patentes de propriedades de nossa flora para lucrarem posteriormente com sua utilização em cosméticos e remédios. Uma espécie de "roubo legalizado" compactuado por nossas autoridades que não demonstram qualquer sentimento em ''vender'' nosso maior patrimônio.
Indignação é o que nos resta, já que nem ao menos conseguimos concordar, em qual candidato político seria o melhor para governar este país, quem dera se mobilizar em defesa de nossas riquezas. Ao que me parece a grande utopia de nossa vida será conseguir sobreviver nos próximos séculos, já que nos falta amor próprio em preservar nosso ser na Natureza, ou seja, proteger o que nos dá vida.




Share this:

Sobre o Autor

Saiba mais sobre os autores deste blog visitando as redes sociais da multifloranet na Web

0 comentários