Euphorbia pulcherrima




Muitas plantas além de sua beleza pode esconder riscos para a saúde de pessoas e animais.

É grande a lista das espécies com esta propriedade, porém decidi postar sobre os riscos que o bico-de-papagaio pode ocasionar. Sua cor intensa e aparente beleza nos chamam a atenção em meio à outras espécies, porém seu encanto pode esconder alguns perigos, pois todas suas partes são tóxicas.
Embora poucas pessoas tenham este conhecimento, sua seiva leitosa pode causar lesão na pele e mucosas, além de edema (inchaço) nos lábios, boca e língua. Os sintomas da intoxicação vão além da dor, coceira e sensação de queimação, seu contato com os olhos provoca lacrimejamento, irritação, inchaço nas pálpebras e dificuldade para enxergar. No caso de ingestão pode causar náuseas, diarreia e vômitos continuados.
Se você cultiva esta bela espécie em casa tome cuidado com crianças e animais domésticos, pois além de bela esta espécie pode ser uma "fera".
Esta planta também pode ser conhecida em sua região como flor-de-natal, bico-de-papagaio, rabo-de-arara, estrela-do-natal, folha-de-sangue, poinsétia, dentre outras, embora a maioria seja avermelhada, existem variações na cor verde-claro ou rosada.

Classificação científica:
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Malpighiales
Família: Euphorbiaceae
Género: Euphorbia
Espécie: E. pulcherrima
Nome binomial
Euphorbia pulcherrima

Embora muitos não saibam o porque desta planta chamar-se flor-do-natal, uma lenda mexicana tenta explicar a associação feita entre esta planta e o Natal. Uma menina entristecida, de nome Pepita, não sabia o que oferecer ao menino Jesus por ocasião da missa de Natal. Sem condições de adquirir uma oferta digna da sua vontade, expõe o problema ao seu primo, que sempre a acompanhava durante o caminho para a igreja. Este comovido com a situação consola a menina dizendo que é o amor com que se dá uma oferta, que valoriza a mesma, especialmente aos olhos de Deus. Pepita deixa-se convencer e toda empolgada vai recolhendo plantas as margens do caminho. Porém chegando à igreja, começa a chorar de tristeza, dando-se conta da pobreza da sua oferta. Mesmo assim oferece os pálidos ramos com todo o amor da sua alma. Então, frente a toda a congregação reunida no templo, as folhas dos ramos ficam tingidos de uma cor brilhante e vermelha. O povo naquele momento reunido para a eucaristia fica espantado e declara tal fato como sendo um milagre.
Segundo outra versão desta mesma lenda, as flores-do-natal irrompem do chão molhado pelas lágrimas tristes da criança. Não importa se lenda ou milagre, o fato é que esta espécie sempre esta exuberante durante os festejos natalinos.

Share this:

Sobre o Autor

Saiba mais sobre os autores deste blog visitando as redes sociais da multifloranet na Web

0 comentários